COMO SE PREPARAR FINANCEIRAMENTE PARA CONQUISTAR SEUS OBJETIVOS COMO CORREDOR?

Daniel Muller

Consultor Financeiro
@invistacommuller

17/01/2024    08h28

No mundo das corridas de rua existem diversos desafios. Uma atividade que um dia foi considerada de fácil acesso, hoje vemos uns certos níveis de barreiras que nos impendem de aproveitar mais desse esporte tão amado pelos brasileiros. Entre eles o principal está relacionado com a nossa capacidade de custear nossa paixão e envolvimento com o esporte – inscrições, alimentação, equipamentos etc.  Atualmente com sua popularidade ainda mais fortalecida, financiar suas participações em eventos de corridas de rua passou a ser tornar mais difícil – onde temos exemplos reais de inscrições sofrendo um aumento de mais de 10% em apenas 1 ano.  Pode parecer pouco, mas para aqueles que participam de múltiplos eventos todos os anos, a soma do valor das inscrições pode, e na maioria das vezes, se tornar desafiadora e até desmotivadora! O que nos leva a pergunta: Como ter dinheiro para participar dos eventos esportivos que você mais deseja?

São 5 as minhas recomendações, (1) a primeira deve ser implementada dentro de casa – planejamento financeiro pessoal, (2) definir prioridades, (3) economizar, (4) planejar seu calendário de corridas com antecedência e (5) aproveitar-se das corridas gratuitas;

     1- A primeira recomendação pode parecer complexa, mas na verdade é bem simples e a mais importante de todas.  O planejamento financeiro irá te ajudar a compreender e visualizar de forma clara seus hábitos financeiros te ajudando a melhorá-los, consequentemente, apoiando seus objetivos como corredor.

A tabela abaixo é um exemplo de como você pode se organizar e avaliar sua situação financeira pessoal. De forma simplificada, você deve primeiro separar seus ganhos mensais, como seu salário, com suas despesas fixas mensais, como contas, dívidas, aluguel etc.  Em segundo plano, você deve avaliar suas despesas variáveis (vida diária), como supermercado, Ifood, saídas etc.  Tendo tais informações em mãos, você terá melhor visão sobre sua situação financeira, por exemplo, onde você está gastando mais e onde você deve deixar de gastar (fechar o ralo) – muita gente não percebe, mas as pequenas compras de forma repetitiva são as que nos afetam de forma imperceptível e prejudicial.  Com isso você irá conseguir alocar / cultivar melhores hábitos financeiros e consequentemente custear sua paixão pelo esporte. 

     2- Determine suas prioridades de forma clara.  Ou seja, definir quais objetivos você gostaria de conquistar. Eu recomendo no máximo 3 objetivos, de curto (como participar de 1 evento por mês), médio (como custear viagens para outras regiões a fim de participar de corridas em outros estados) e um de longo prazo (como participar da Maratona de Boston). Em seguida, o corredor deve pesquisar o que é preciso para conquistar cada objetivo e os custos que você terá que arcar.  Depois que souber o custo de cada um, basta colocá-los no seu planejamento e orçamento mensal.

   3-  Economizar, nesse ponto o foco está em criar formas para manter um custo de vida mais baixo e adquirir apenas o que PRECISAMOS e não DESEJAMOS, mas mantendo a qualidade de vida que te satisfaz. Ou seja, ao determinar quais objetivos gostaríamos de conquistar, automaticamente você altera seu padrão de vida (pois você irá precisar alocar dinheiro para financiá-lo). Esse novo padrão de vida é aquele que inclui os 3 objetivos de sua escolha.  Com isso, você deverá reduzir seus gastos e efetuar compras de forma mais inteligente, como decidir investir em novos equipamentos durante períodos de promoções – no período em que escrevi esse artigo, a Nike estava com diversos tênis em promoção, ofertando alguns deles a metade do preço da tabela de venda.

Comprar combos de inscrições vendidas pelo mesmo organizador como a Yescom, ou fazer inscrições com antecedência, já que, compras antecipadas em geral geram melhores preços.  Lhe ajudando a manter seu custo mais baixo.

4- Decidir seu calendário de provas de interesse para o ano com antecedência irá te ajudar a organizar seu orçamento de forma mais efetiva e em linha com os valores das inscrições pré-estabelecidos pelos organizadores.

5- Uma forma ótima forma de conseguir atingir seus objetivos como corredor é intercalar eventos gratuitos em seu calendário de interesse.  Dessa forma o ‘preço médio’ do seu gasto anual com corridas ficará mais baixo”.

Espero que as dicas acima te ajudem a conquistar seus sonhos.  E se precisar de mais dicas só me procurar no Instagram @invistacommuller

Um abraço e um ótimo ano de corridas a todos.